5 fatores que contribuem para as cicatrizes depois da cirurgia

O processo de cicatrização é sempre complexo, levando-se em conta que isso significa que um novo tecido é formado no local.

Há alguns fatores que podem acabar contribuindo para que cicatrizes sejam formadas após as cirurgias, e conhecê-los ajudará você a evitar esses problemas.

A seguir, veja quais são esses fatores.

Exposição aos raios solares

O primeiro fator que pode levar à formação de cicatrizes após a cirurgia é a exposição aos raios solares.

Isso acontece porque eles acabam deixando o local onde foi feita a cirurgia mais escuro do que a pele ao redor dele.

Além disso, existe o fato de que a área terá mais dificuldade para a eliminação do calor existente através do suor.

Tudo isso acaba levando ao comprometimento da temperatura do corpo e retarda o processo de cicatrização.

Má higiene pessoal

Pessoas que passaram por uma cirurgia plástica necessitam manter uma boa higiene pessoal, que seja rigorosa, para evitar complicações na cicatrização.

A indicação é sempre lavar o local da operação com o máximo de cuidado, colocando a toalha para a secagem da região, além de aplicar, posteriormente, um anti-séptico na cicatriz.

Fazer esforço físico

Outro fator que contribui para a má cicatrização após a cirurgia é fazer esforço físico, já que é preciso um grande tempo de repouso depois do procedimento.

Até mesmo o menor esforço físico pode atrapalhar a cicatrização e trazer problemas na recuperação do paciente, como romper os pontos e atrasar a cicatrização.

Uma alimentação desequilibrada

Os alimentos são muito importantes para o organismo e podem ajudar na boa recuperação, da mesma maneira que podem atrapalhar.

Evite consumir alimentos ricos em açúcar refinado, gordura saturada e os industrializados em geral durante o processo de recuperação.

Uso de tabaco

Por último, um fator que acaba influenciando diretamente na correta cicatrização é o uso de tabaco, que atrasa o alcance dos resultados esperados.

As chances de piora em uma cicatriz são até duas vezes maiores nos pacientes que fumam.

Fique atento a esses fatores quando for realizar a sua cirurgia e evite cometer esses erros para atingir o resultado esperado e obter uma cicatriz discreta e eficiente.