Coronavírus pode gerar queda de cabelo

Muitas pessoas que se infectaram com o coronavírus e se recuperaram da doença, posteriormente, apresentaram sequelas. Uma das alterações é a queda de cabelo.

Esse problema com a queda dos fios foi observado em estudos realizados nos Estados Unidos, com mais de 1500 pacientes que sofreram com o sintoma até por meses após a cura da doença.

De acordo com as pesquisas, até 1/3 das pessoas que foram contaminadas com o novo coronavírus sofreram com a queda de cabelo, independentemente de ter sido um quadro leve, grave ou assintomático.

Isso acontece porque a infecção pelo vírus desencadeia o “eflúvio telógeno”, que faz com que os fios em crescimento passem para a fase de queda precoce.

Além disso, há outros fatores por trás da queda dos fios, como o estresse psicológico e a utilização de medicamentos.

O impacto em termos psicológicos da queda de cabelo é maior nas mulheres, pois é mais perceptível, apesar de o problema acometer homens e mulheres.

Mas há solução para esse sintoma da covid-19?

O eflúvio telógeno é um problema temporário, mas a recuperação ocorre dentro de 3 a 6 meses.

É importante lavar o cabelo diariamente, mesmo que ele caia durante o período de limpeza, e usar sempre shampoo que ajude a controlar a oleosidade, pois a inflamação no couro cabeludo é reduzida.

Outro sintoma que costuma acometer quem sofre com a queda de cabelo ocasionada pelo coronavírus é a maior sensibilidade sobre o couro cabeludo, que é chamada de tricodínia, mas existem diversos shampoos que tratam especificamente do problema.

Se você perceber alguma alteração capilar após ter covid-19, a dica é buscar por um dermatologista, pois ele poderá lhe indicar as melhores e mais eficazes práticas, além de descartar qualquer outra causa.