Ginecomastia – Mamas masculinas

A ginecomastia é o aumento das mamas masculinas, de forma benigna. Pode apresentar duas causas:


·      Acúmulo de gordura na região das mamas, sendo uma consequência direta do aumento do peso, conhecida como lipomastia ou pseudoginecomastia;


·      Aumento da glândula mamária, conhecido por ginecomastia.
No caso da ginecomastia por aumento das glândulas mamárias, as causas estão diretamente relacionadas com desequilíbrios hormonais, que podem ser ocasionados por medicamentos, como os usados para tratar hipertensão arterial ou os psicoativos.


Além disso, os problemas na glândula tireoide ou no fígado e o uso de drogas, como a maconha e a heroína, também podem afetar as mamas masculinas.


Ainda é possível que o problema surja no caso dos homens que fazem uso constante de anabolizantes esteroides.


Existem também homens que podem sofrer com as duas formas de alteração das mamas.


Seja qual for o caso, é possível fazer o tratamento através de cirurgia. Mas, no caso de adolescentes na puberdade, é necessário esperar até o completo desenvolvimento para a realização do procedimento.


No caso da cirurgia, é feita a remoção da glândula mamária e da gordura se for o caso. 


A incisão a ser realizada vai depender de qual é a quantidade de tecido que precisa ser removida, sendo que as mamas maiores vão precisar de uma maior remoção de pele, o que pode ocasionar cicatrizes maiores.


O corte é feito, em geral, no formato de uma meia lua ao redor do mamilo, tendo a abertura virada para a parte de cima.


O procedimento é simples e causa grande benefício para a autoestima dos pacientes. A recuperação pós-cirúrgica também costuma ser rápida e bastante tranquila.