Saiba tudo sobre a ginecomastia, excesso de mama que incomoda muitos homens

Você já ouviu falar sobre a ginecomastia?

Esse é um problema que costuma acometer os homens, mas que nem sempre é debatido.

A ginecomastia é o aumento das mamas masculinas de maneira excessiva, podendo ser ocasionado por diferentes fatores, como:

·      Desequilíbrios hormonais, que ocorrem entre andrógenos, hormônios inibidores, e os estrógenos, hormônios estimulantes do tecido das mamas;

·      Acúmulo de gordura;

·      Por fatores idiopáticos, ou seja, quando não há uma causa conhecida ou determinada.

A incidência da ginecomastia costuma surgir em homens que estão na fase da vida na qual possuem um desenvolvimento ou alterações nos hormônios, principalmente adolescentes ou idosos, mas também acomete algumas crianças.

O problema principal da ginecomastia pode estar relacionado diretamente com causas secundárias, como é o caso da prática das atividades físicas após a utilização dos anabolizantes ou a obesidade.

As doenças sistêmicas, o uso de álcool, medicações e drogas diversas, como maconha e anfetaminas, também estão entre as causas desse aumento mamário em homens.

Um fato importante que precisa ser debatido é que esse problema pode desaparecer de maneira espontânea. Entretanto, se ele persistir e passar a incomodar o indivíduo, é importante corrigir com uma cirurgia.

O procedimento cirúrgico para correção da ginecomastia costuma ser bem simples e os resultados são excelentes.

O conhecimento sobre o que está ocasionando o problema é a primeira coisa que precisa ser feita, para que seja possível descartar qualquer possível causa endócrina ou que tenha relação com alguma doença.

Um outro ponto importante é que a mama deve estar estável no momento da cirurgia, ou seja, ela não deve estar em um estágio de crescimento ou de regressão.

Para o procedimento de retirada do excesso de mama, duas técnicas de cirurgia são mais usadas: a adenectomia, que é quando a glândula mamária é retirada, e a lipoaspiração, que é a retirada da gordura das mamas.

A escolha da melhor técnica deve feita pelo seu cirurgião plástico, após uma avaliação adequada da situação.