A rinoplastia é um tipo de cirurgia plástica realizada no nariz com o intuito de melhorar a funcionalidade (respiração) ou a estética do paciente.
Apesar de o procedimento realizado em homens e mulheres ser o mesmo, há algumas diferenças importantes que precisam ser levadas em consideração de acordo com o gênero do paciente, para obter os melhores resultados.
A seguir, iremos mostrar as principais diferenças entre a rinoplastia realizada em homens e em mulheres.
Estruturas nasais
O procedimento realizado em homens e mulheres tem uma diferença entre as estruturas nasais, pois a espessura da pele e cartilagens são diferentes. Então, esse fator precisa ser bem analisado pelo especialista responsável quando ele ainda está fazendo o planejamento do procedimento.
Tempo de inchaço
Outra diferença importante é em relação ao tempo de inchaço na região, que tende a durar mais nos homens, por conta da pele mais grossa que eles possuem.
O nível de modificações da cirurgia
No caso da rinoplastia em homens, o nível de modificações é bem inferior ao das mulheres, ou seja, ela costuma ser mais discreta.
Saber disso é essencial para que se mantenha as características masculinas do nariz, como os traços mais retos.
Traços nas mulheres
A rinoplastia feminina precisa levar em consideração os traços que devem ser mais arredondados e mais delicados.
Isso garante que após o procedimento o nariz estará harmonizado com o rosto da mulher e irá seguir os traços naturais dele.
Ângulos específicos de cada gênero
A rinoplastia realizada em mulheres deve manter o ângulo entre o nariz e o lábio superior dentro da variação normal, que é de 95 graus a 105 graus. Já nos homens, a medida desse ângulo em torno dos 95 graus.
Quando se respeita as características e os traços naturais dos rostos dos homens e das mulheres é que é possível manter a harmonia da face e alcançar resultados positivos.