Para passar por uma cirurgia plástica é necessário se preparar. Mas muitas pessoas não sabem disso; acreditam que basta apenas marcar o procedimento e ir até uma clínica.
Primeiramente, é preciso escolher um médico de confiança, com experiência na área, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Após a escolha do profissional, é importante que você converse bastante com ele a respeito do que espera da cirurgia e de quais são os resultados reais a serem alcançados.
É preciso passar por uma bateria de exames antes da cirurgia, para que seja possível avaliar se existe algum tipo de restrição para a efetivação da operação.
Em algumas situações, pode ser necessário perder peso ou realizar alguns dos exames novamente, para ter alguma confirmação.
Depois de a cirurgia plástica ser realizada, os cuidados não devem cessar, pelo contrário, precisam ser ainda maiores.
A fase do pós-operatório é importantíssima, tanto quanto a própria cirurgia, e é necessário segui-la adequadamente, para que a recuperação seja total e os resultados sejam alcançados.
Após a cirurgia, é preciso utilizar cinta elástica por um longo período, para que o inchaço desapareça e o tecido se recomponha.
Quando o pós-operatório não é feito com cuidado, há o risco de problemas na cicatrização, o que pode levar ao surgimento de cicatrizes indesejadas.
O médico responsável também deverá acompanhar a paciente para saber se tudo está indo bem e observar como seu organismo se comporta.
Em algumas ocasiões, pode ser necessário usar alguns cremes ou fazer drenagem linfática, para evitar problemas futuros e melhorar o processo de recuperação.
O melhor a fazer é sempre seguir todas as recomendações, tanto antes quanto depois da cirurgia plástica, para que seja possível obter os resultados esperados, sem qualquer tipo de complicação médica.